1 - No planejamento de uma aula com uso de Material Digital, é importante que o professor:
a. Siga o Material Digital apenas quando houver orientação da equipe gestora.
b. Execute as aulas conforme o material, sem alterações, garantindo fidelidade ao currículo.
c. Utilize apenas as seções Para começar e Encerramento, por serem obrigatórias.
d. Priorize o uso exclusivo do material impresso por ser mais estruturado.
e. Analise previamente as seções do material e adapte conforme a realidade da turma. ✔
2 - A partir do estudo sobre os Materiais Digitais, assinale a alternativa que expressa corretamente um princípio que orienta sua elaboração:
a. O objetivo principal é uniformizar o ensino, garantindo que todas as turmas realizem exatamente as mesmas atividades.
b. Os materiais priorizam a exposição direta de conteúdos com foco em memorização.
c. Os materiais são elaborados por editoras externas, sem articulação direta com a proposta pedagógica da rede.
d. Os Materiais Digitais são organizados com base em eixos temáticos livres de conexão curricular.
e. O conteúdo é apresentado com foco em contextualização, rigor conceitual e metodologias que promovem o protagonismo dos estudantes. ✔
3 - O que o escopo-sequência oferece ao professor?
a. Uma lista completa de todos os conteúdos do currículo.
b. Um roteiro obrigatório de atividades semanais.
c. Um plano fixo e detalhado de todas as ações docentes.
d. Uma visão horizontal e vertical para organizar o planejamento. ✔
e. Substitui o planejamento bimestral e os diários de classe.
4 - Por que a formação dos professores é fundamental no uso dos materiais didáticos?
a. Para aplicar os materiais de forma crítica e contextualizada. ✔
b. Para substituir o planejamento docente.
c. Para seguir fielmente o que já está pronto.
d. Para garantir que todos os professores utilizem os mesmos exemplos e estratégias em sala de aula.
e. Para apenas revisar conceitos teóricos.
5 - Análise de caso
Lucas percebeu que alguns estudantes não alcançaram os objetivos propostos na aula. Ele decide revisar os registros, reler suas anotações do Roteiro de Análise da aula e pensar em estratégias diversificadas para a próxima aula.
Pergunta: Com base nessa situação e nos princípios do replanejamento, qual seria a melhor atitude de Lucas?
a. Usar as evidências da aula para propor ajustes específicos às dificuldades dos estudantes. ✔
b. Iniciar um novo conteúdo, sem considerar os dados da aula anterior.
c. Esperar a próxima avaliação formal para verificar se os alunos aprenderam o conteúdo.
d. Aplicar a mesma aula novamente para reforço.
e. Substituir a aula por uma atividade recreativa.
6 - Assinale a alternativa que corresponda o uso de evidências na prática docente:
a. As evidências ajudam a tomar decisões mais conscientes no replanejamento. ✔
b. As evidências só são úteis em avaliações externas.
c. O professor pode confiar apenas na sua percepção durante a aula.
d. Evidências só devem ser usadas se houver queixas dos estudantes.
e. As evidências servem apenas para registrar a frequência.
7 - Entre as premissas dos Materiais Digitais, destaca-se:
a. Ênfase apenas na memorização de conteúdos.b. Padronização rígida das estratégias de ensino.
c. Estímulo à autonomia docente sem vínculo com o currículo.
d. Rigor conceitual e uso de recursos multissemióticos. ✔
e. Exclusivo uso de metodologias expositivas.
b. Conhecimentos prévios e interesses. ✔
c. Só rendimento passado.
d. Atividades extracurriculares no último ano.
e. Apenas a opinião dos responsáveis.
b. Propor momentos de reflexão para análise crítica e retomada do que foi estudado. ✔
c. Substituir atividades práticas por exercícios teóricos.
d. Encerrar a aula com uma avaliação final.
e. Introduzir novos conteúdos de forma direta.
b. Padronizar as aulas de todos os professores.
c. Substituir integralmente a atuação docente.
d. Ser utilizado apenas em avaliações diagnósticas.
e. Reproduzir conteúdos sem contextualização.
a. Utilizar todos os recursos disponíveis.
b. Escolher recursos com base na estética.
c. Evitar adaptações de materiais.
d. Escolher recursos sem considerar sua intencionalidade pedagógica.
e. Integrar recursos ao objetivo da aula. ✔
Postar um comentário